Inicial

FAQ

AsterShop

Como efetuar uma devolução de venda?

A devolução de venda é realizada quando os produtos vendidos pela sua empresa estão em desacordo com o pedido de compra elaborado pelo seu cliente e(ou) com problemas de qualidade.
 Para efetuar a devolução, você precisa:


1- Primeiramente é necessário possuir uma venda já lançada no caixa/sistema (como no print já possui uma venda concluída e faturada):



2- Em seguida, acesse o menu Faturamento/Vendas, Pedido (venda, devolução, retorno, orçamento):



3- Clicar na opção F9 Devolução (Troca) para lançar a devolução:



4- Clicando na opção, você vai cadastrar o pedido, incluindo o mesmo vendedor, cliente, e, efetuar a busca na lupa em roxo (F2 – Vincular Pedido(s)):



5- Selecionando opção vincular pedido(s), vai abrir uma tela para escolher o pedido pesquisando pelo item, neste caso o item é o 00505, em seguida pesquisar o pedido que nele está inserido:



6- Após clicar em pesquisar, ele vai trazer todos os pedidos de venda que possui o item assim podendo selecionar o pedido referente à venda que precisa efetuar a devolução, em seguida escolher a quantidade de retorno:



7- Em seguida clicar em Gravar Retorno:



8- Por fim confirmando a devolução/retorno:



9- Seu pedido de devolução estará pronto para gerar o Crédito/Reembolso ao cliente, clicando no botão indicado para operação:



10- Escolher se vai aplicar um Crédito para o cliente, ou repassar um Reembolso 

(Se selecionar opção reembolso, precisa possuir dinheiro no caixa suficiente para efetuar a retirada do caixa, exemplo: 

o reembolso é de R$ 279,00, portanto, no caixa, necessita ter a quantidade equivalente ou maior à mesma):



11- Depois selecionar opção F7 para emissão da nota de devolução:



12- Selecionar opção F8Nota Fiscal Eletrônica (Emissão de Nota Fiscal Eletrônica):



13- Referenciar a chave de nota emitida anteriormente, clicando no botão verde para salvar o número da nota:



14- Gravando as informações na Nota, verificar se o CFOP está correto e se não possui alguma Observação ou Transportadora e clicar em TRANSMITIR:



Após clicar em Transmitir, a receita fará a verificação dos dados, e se, estiver tudo correto, sua nota estará apta e em mãos para encaminhar para o cliente.


Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.

Todas as dúvidas AsterShop

Escolha uma opção:

Não encontrou sua dúvida ou a resposta que gostaria? Clique para nos enviar uma mensagem com sua dúvida!