Como efetuar uma devolução de venda?
A devolução de venda é realizada quando os produtos vendidos pela sua empresa estão em desacordo com o pedido de compra elaborado pelo seu cliente e(ou) com problemas de qualidade.
Para efetuar a devolução, você precisa:
1- Primeiramente é necessário possuir uma venda já lançada no caixa/sistema (como no print já possui uma venda concluída e faturada):
2- Em seguida, acesse o menu Faturamento/Vendas, Pedido (venda, devolução, retorno, orçamento):
3- Clicar na opção F9 – Devolução (Troca) para lançar a devolução:
4- Clicando na opção, você vai cadastrar o pedido, incluindo o mesmo vendedor, cliente, e, efetuar a busca na lupa em roxo (F2 – Vincular Pedido(s)):
5- Selecionando opção vincular pedido(s), vai abrir uma tela para escolher o pedido pesquisando pelo item, neste caso o item é o 00505, em seguida pesquisar o pedido que nele está inserido:
6- Após clicar em pesquisar, ele vai trazer todos os pedidos de venda que possui o item assim podendo selecionar o pedido referente à venda que precisa efetuar a devolução, em seguida escolher a quantidade de retorno:
7- Em seguida clicar em Gravar Retorno:
8- Por fim confirmando a devolução/retorno:
9- Seu pedido de devolução estará pronto para gerar o Crédito/Reembolso ao cliente, clicando no botão indicado para operação:
10- Escolher se vai aplicar um Crédito para o cliente, ou repassar um Reembolso
(Se selecionar opção reembolso, precisa possuir dinheiro no caixa suficiente para efetuar a retirada do caixa, exemplo:
o reembolso é de R$ 279,00, portanto, no caixa, necessita ter a quantidade equivalente ou maior à mesma):
11- Depois selecionar opção F7 para emissão da nota de devolução:
12- Selecionar opção F8 – Nota Fiscal Eletrônica (Emissão de Nota Fiscal Eletrônica):
13- Referenciar a chave de nota emitida anteriormente, clicando no botão verde para salvar o número da nota:
14- Gravando as informações na Nota, verificar se o CFOP está correto e se não possui alguma Observação ou Transportadora e clicar em TRANSMITIR:
Após clicar em Transmitir, a receita fará a verificação dos dados, e se, estiver tudo correto, sua nota estará apta e em mãos para encaminhar para o cliente.
Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Todas as dúvidas AsterShop
Escolha uma opção:
Como gerar um relatório de notas emitidas
Como gerar um relatório de movimentação de itens?
Como gerar um relatório de vendas?
Como gerar um relatório de emissão do extrato?
Como gerar o relatório de inventário de estoque
Como gerar relatório relação das baixas de contas a receber?
Como gerar relatório contas a pagar por vencimento?
Como gerar relatório relação de baixas de contas a pagar?
Como gerar relatório contas a receber por vencimento?
Como gerar um relatório do cadastro de estoque?
Gerar um relatório em PDF
Cadastrando um novo usuário
Como fazer o backup do sistema?
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Como realizar o envio de XML para a contabilidade?
Erros de e-mails, quais as principais causas?
Criando atalho do sistema na área de trabalho
Habilitar opção (liberar acesso) ao usuário.
Como instalar/atualizar o certificado digital?
Reimpressão de Notas Fiscais Avulsa
Cancelamento de Notas Fiscais avulsas
Reimpressão de Cupom Fiscal
Reimpressão de Cupom Fiscal Avulso
Nota denegada, o que fazer?
Como cancelar uma nota fiscal
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
Como fazer download do XML da receita federal?
Como emitir uma carta de correção
Reimpressão de Notas Fiscais
Como fazer vinculação de CT-E junto à NF-E de compra?
Top 10 dúvidas AsterShop
Com base nos votos dos usuários
Como fazer o backup do sistema?
Como cadastrar uma conta bancária?
Nota denegada, o que fazer?
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Como fazer o ajuste de estoque
Como efetuar uma devolução de venda?
Como gerar o relatório de inventário de estoque
Como fazer download do XML da receita federal?
Como emitir uma carta de correção
Não encontrou sua dúvida ou a resposta que gostaria? Clique para nos enviar uma mensagem com sua dúvida!
Matriz
43. 3028.6070
Rua Ayrton Senna da Silva, 200 - 5º Andar - Sala 501 - Torre 2 - Gleba Fazenda Palhano - 86050-460
astersoft@astersoft.com.br