Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Separamos algumas dicas importantes, que podem ser úteis em caso de lentidão e travamento do sistema. Orientamos que a análise de infraestrutura da empresa seja feita rotineiramente e em conjunto com um técnico de informática de confiança.
Principais motivos de lentidão:
1- Configuração abaixo do recomendado e/ou muito antiga (HARDWARE): Em certos casos, alguns computadores possuem uma configuração de hardware ultrapassada que implica em travamentos, dentre elas são: Pouca memória RAM (atualmente o mínimo recomendado é 8GB), processador muito antigo ou de baixa potência (recomendado é no mínimo um i3/i5 de 5ª geração em diante), placa mãe que não suporta o Windows, HD muito cheio, etc.
Solução: Verificar com um técnico responsável e efetuar upgrades na máquina, como melhoria de hardware e formatação para Windows 10 ou 11.
2- Antivírus e programas externos: Tudo que é instalado no computador consome memória, processamento e espaço de armazenamento, portanto, alguns programas por serem pesados comprometem o uso do computador, como por exemplo, antivírus, programas de monitoramento de câmeras, edições de imagem e vídeo, etc.
Solução: Verificar com um técnico sobre fazer uma limpeza de programas que não se utiliza, mas se possuir alguns programas que não se podem excluir verificar um upgrade na máquina em termos de hardware (melhoria em memória RAM, SSD e processador).
3- Rede/infraestrutura: Para empresas que utilizam mais de um terminal de acesso, há a possibilidade de ocasionar lentidão somente no sistema (mesmo que os terminais de acesso tenham uma configuração boa de hardware) devido a alguns pontos de infraestrutura, como conexão e configuração de rede, cabeamento e servidor muito lento.
Solução: Verificar com o técnico de rede as configurações, não utilizar mapeamento WI-FI e sim cabeamento para compartilhamento do sistema, verificar configuração do servidor e caso necessário efetuar um upgrade; importante ressaltar que quanto maior o volume de acessos e operações no sistema, maior e mais preparada precisa ser a infraestrutura.
4- Vírus: Mesmo com antivírus instalado ou com o firewall ativado, todas as máquinas estão suscetíveis para vírus e programas maliciosos que podem comprometer o uso do próprio micro e até de informações confidenciais e digitais.
Solução: Verificar com um técnico para efetuação da limpeza de vírus, e, como medida preventiva, evitar usar sites desconhecidos, clicar em falsos e-mails e fornecer senhas para desconhecidos.
Tudo ok! Seguindo todas as orientações listadas acima, em conjunto com seu técnico de informática, acreditamos que problemas com lentidão devem ser minimizados em seu sistema.
Observação: Sempre indicado conversar com o técnico de TI antes de mexer em qualquer configuração de rede, máquina ou afins, justamente para ter um embasamento mais criterioso.
Todas as dúvidas AsterShop
Escolha uma opção:
Como gerar um relatório de notas emitidas
Como gerar um relatório de movimentação de itens?
Como gerar um relatório de vendas?
Como gerar um relatório de emissão do extrato?
Como gerar o relatório de inventário de estoque
Como gerar relatório relação das baixas de contas a receber?
Como gerar relatório contas a pagar por vencimento?
Como gerar relatório relação de baixas de contas a pagar?
Como gerar relatório contas a receber por vencimento?
Como gerar um relatório do cadastro de estoque?
Gerar um relatório em PDF
Cadastrando um novo usuário
Como fazer o backup do sistema?
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Como realizar o envio de XML para a contabilidade?
Erros de e-mails, quais as principais causas?
Criando atalho do sistema na área de trabalho
Habilitar opção (liberar acesso) ao usuário.
Como instalar/atualizar o certificado digital?
Reimpressão de Notas Fiscais Avulsa
Cancelamento de Notas Fiscais avulsas
Reimpressão de Cupom Fiscal
Reimpressão de Cupom Fiscal Avulso
Nota denegada, o que fazer?
Como cancelar uma nota fiscal
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
Como fazer download do XML da receita federal?
Como emitir uma carta de correção
Reimpressão de Notas Fiscais
Como fazer vinculação de CT-E junto à NF-E de compra?
Top 10 dúvidas AsterShop
Com base nos votos dos usuários
Como fazer o backup do sistema?
Como cadastrar uma conta bancária?
Nota denegada, o que fazer?
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Como fazer o ajuste de estoque
Como efetuar uma devolução de venda?
Como gerar o relatório de inventário de estoque
Como fazer download do XML da receita federal?
Como emitir uma carta de correção
Não encontrou sua dúvida ou a resposta que gostaria? Clique para nos enviar uma mensagem com sua dúvida!
Matriz
43. 3028.6070
Rua Ayrton Senna da Silva, 200 - 5º Andar - Sala 501 - Torre 2 - Gleba Fazenda Palhano - 86050-460
astersoft@astersoft.com.br